top of page

Florestas urbanas

Projetos e atividades:

Revitalização do córrego Pinheirinho

O que é?

 

O Pinheirinho é um córrego urbano localizado ao longo de uma avenida da cidade Porto Feliz (SP), no bairro Jardim Bela Fonte. Em seu trecho inicial, de aproximadamente 500 metros, ele é margeado por uma área verde de proporções bastante significativas (40440 m2), onde se situam duas de suas nascentes. Devido a diversos fatores de degradação, o córrego e seu entorno estavam em estado de abandono. Apesar disso, o local também vinha apresentando forte vocação para o lazer, pois é comum que as pessoas o usem para a prática de corrida e caminhadas.

 

A Revitalização do Córrego Pinheirinho é um projeto sob iniciativa e responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Feliz e realizado com base em diferentes parcerias. Na primeira fase do projeto, o Instituto Refloresta desenvolveu o trabalho de diagnóstico da vegetação, identificando fatores de degradação e propondo e executando as medidas para restauração da vegetação na área. Este trabalho envolveu diversas ações de campo, incluindo atividades de comunicação e educação ambiental, buscando o amplo engajamento e fortalecimento dos vínculos da comunidade com aquele espaço público.

 

O levantamento de vegetação indicou a presença de 42 espécies arbóreas e arbustivas e 21 espécies exóticas, mas, no geral, a área encontrava-se bastante abandonada e permanentemente ameaçada pela ocorrência de diversos fatores de degradação, com destaque para a deposição de lixo doméstico e entulho de construção, ocorrência de queimadas e erosão. Além disso, a intensa ocupação na área por gramíneas e por árvores de leucena, espécies exóticas invasoras, impediam a presença e regeneração das espécies nativas do local. 

 

As atividades de recuperação da área envolveram a retirada do lixo, a roçada de gramíneas e o corte das árvores de leucena e, posteriormente, o plantio de 1210 árvores nativas (até novembro de 2014).

 

As atividades de educação ambiental foram realizadas com o Grupo Escoteiro Alpha e as três escolas do entorno: EMEF Profa. Zilda Moraes, EMEF Prof. Antônio de Melo e a Escola Estadual “Coronel Eugênio da Motta”. Nessas atividades, foram feitas discussões sobre bacias hidrográficas, visitas de campo à nascente do córrego e atividades de plantio de árvores nativas em suas margens.

 

A participação do Instituto Refloresta no projeto de Revitalização do Córrego Pinheirinho foi concluída em meados de 2014. Nas próximas etapas, a prefeitura local deve dar continuidade às ações de revitalização, construindo espelhos d´água, instalando equipamentos públicos e áreas gramadas e regularizando os acessos e caminhos internos.

 

O Instituto Refloresta prosseguirá apoiando o projeto por meio da mobilização de parceiros e de recursos para a continuidade do plantio e a manutenção das árvores nativas no local.

 

 

Vigência

 

Agosto de 2013 a janeiro de 2014

 

 

Equipe

 

Coordenação: João Carlos Seiki Nagamura
Educadora: Mariana Gomes
Técnico local: Marcio Franco

 

 

Instituições parceiras

 

Financiadores

Prefeitura Municipal de Porto Feliz 

 

Parceiros

Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz

Grupo Alpha de Escoteiros

Lanxess

 

 

Imagens

 

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
bottom of page