Linha de atuação

Restauração florestal

O que é?

 

Ao longo do tempo, as florestas vêm atendendo às mais diversas necessidades humanas. Entretanto, a exploração indiscriminada da natureza e a ocupação desordenada do território tem sido um traço marcante no desenvolvimento rural e urbano.
 
A situação da cobertura vegetal natural do estado de São Paulo é uma das mais críticas no país, ocupando apenas 13,94% de seu território. Estima-se que um milhão de hectares de áreas ciliares encontram-se desprotegidos. Estamos diante de um cenário que exige uma urgente restauração das áreas desmatadas, pois sem florestas, colocamos em risco os recursos hídricos, o equilíbrio climático, a biodiversidade e tantos outros serviços ambientais do qual dependemos. 

 

Restauração Florestal não se resume ao mero ato de plantar árvores. É necessário voltar o olhar para o reestabelecimento dos processos ecológicos originais. Alguns fatores, como a presença de elevada riqueza de espécies nativas regionais e da fauna, passam a ser fundamentais para dar suporte à reconstrução de uma floresta cada vez mais complexa, diversificada e estável. 

 

O Instituto Refloresta está fortemente engajado nas ações de restauração florestal e atua ao longo de toda a cadeia envolvida nesta atividade: atuamos na produção de sementes e mudas nativas; fomentamos, executamos e monitoramos projetos de restauração florestal, mobilizando comunidades rurais e urbanas.

 

A realização de projetos financiados por fundos públicos e patrocínios privados tem beneficiado inúmeros agricultores que recebem apoio técnico e material para restauração florestal de suas propriedades. Além disso, há mais de duas décadas, o Refloresta realizada consultorias e prestação de serviços florestais.
 

 

mais imagens

Biblioteca

ATTANASIO, Claudia M. Manual técnico: Restauração e monitoramento de mata ciliar e da Reserva Legal para a Certificação Agrícola – Conservação da biodiversidade na cafeicultura. Piracicaba: Imaflora, 2008. (link externo)

MORAES, Luiz F. D. Manual técnico para a restauração de áreas degradadas no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013. (link externo)

RODRIGUES, Ricardo R.; BRACALION, Pedro H. S.; ISERNHAGEN, Ingo (org.). Pacto pela restauração da Mata Atlântica: Referencial dos conceitos e ações de Restauração Florestal. São Paulo: Lerf/Esalq; Instituto BioAtlântica, 2009. (link externo)

João Carlos Seiki Nagamura e Roberto Bretzel (org.). Subsídios para a construção de políticas municipais de florestas em zonas rurais e urbanas. São Paulo: Instituto Refloresta, 2016.

Please reload

Conheça as outras linhas de atuação

Educação Ambiental
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Viveiros Florestais
Viveiros Florestais
Viveiros Florestais
Sementes Nativas
Sementes Nativas
Sementes Nativas
Reposição Florestal
Reposição Florestal
Reposição Florestal
Florestas Urbanas
Florestas Urbanas
Florestas Urbanas
Instituto Refloresta - Página inicial

R. Cerro Corá, 550 - 2º andar/sala 18 

Vila Romana - São Paulo (SP)

CEP 05061-100

Tel: (11) 2574-1626

contato@refloresta.org.br

  • Facebook Clean

Copyright © Instituto Refloresta - Todos os direitos reservados