top of page

Linha de atuação

Viveiros florestais

O que é?

 

Viveiros florestais são como berçários de florestas. São espaços onde profissionais dedicam-se ao fascinante trabalho de propiciar que sementes se transformem em mudas com plenas condições de serem conduzidas ao plantio, para se desenvolverem de forma vigorosa no campo e na cidade. 

 

Há 15 anos o Instituto Refloresta possui dois viveiros florestais no interior de São Paulo (Pilar do Sul e em Capão Bonito). Juntos geram anualmente mais de 1,5 milhão de mudas com alto padrão de qualidade, e totalmente em conformidade com o Registro Nacional de Sementes e Mudas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (RENASEM/MAPA).

 

As mudas produzidas atendem às demandas do Instituto e também às instituições parceiras, além de serem comercializadas a qualquer pessoa interessada em plantar árvores. 

 

Os Viveiros Refloresta se destacam regionalmente por abrigar o cultivo de uma grande variedade de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. São mais de 150 espécies diferentes, o que garante a diversidade necessária nos projetos de restauração florestal. Essas mudas são cultivadas em diferentes padrões adequando-se às mais variadas necessidades, do paisagismo ao reflorestamento.

 

Também são produzidas mudas florestais exóticas, principalmente Eucalyptus spp. e Pinus spp., destinadas aos pequenos e médios agricultores da região que desenvolvem a silvicultura nas suas propriedades.

 

Reconhecemos nos nossos viveiros ambientes com alto potencial pedagógico, onde desenvolvemos atividades de Educação Ambiental e procuramos difundir a “cultura de florestas”, elementos estratégicos na missão do Instituto.

 

Por meio do programa ‘Viveiro Educador’, os Viveiros Refloresta têm sido intencionalmente preparados para servir como local de aprendizagem e convivência. Um espaço aberto e acolhedor que oferece à comunidade diversas atividades: visitas monitoradas, oficinas, cursos e palestras que procuram estimular e promover a reflexão, discussão e o fortalecimento  do espírito coletivo para a promoção de um ambiente mais saudável para todos.
 

 

Biblioteca

Folheto Viveiros Florestais. 2011.

Folheto Viveiro Educador – Refloresta – Pilar do Sul. São Paulo: Instituto Refloresta, 2013.

Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI). Guia de espécies. Atlanta (SC): Apremavi, [s.d.]. (link externo)

BRASIL; MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL E CIDADANIA AMBIENTAL; DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Viveiros educadores: plantando vida. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2008. (link externo)

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. Manual de identificação de mudas de espécies florestais. 2. ed. Rio de Janeiro: Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, s.d. (link externo)

REDE SEMENTES DO CERRADO. Viveiros florestais: projeto, instalação, manejo e comercialização. Rede de Sementes do Cerrado: Brasília, 2011. (link externo)

WENDLING, Ivar; FERRARI, Márcio Pinheiro; GROSSI, Fernando. Curso intensivo de viveiros e produção de mudas. Colombo: Embrapa Florestas, 2002. (Embrapa Florestas. Documentos, 79). (link externo)

Please reload

bottom of page