top of page

Restauração florestal

Projetos e atividades:

Amigos da Mata

WhatsApp Image 2019-03-14 at 13.55.18 (2
logo-amigos-da-mata-cor-negativa.png

O que é ?

O Amigos da Mata é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Refloresta para promover o plantio de árvores visando a restauração ecológica em áreas desmatadas no Bioma Mata Atlântica.

Esse trabalho é inteiramente viabilizado a partir de doações de pessoas e empresas. Os projetos são executados em áreas degradadas e sensíveis, tais como beiras de rios e nascentes. Estas áreas estão localizadas prioritariamente em imóveis rurais de agricultores familiares participantes.

Qual o valor da doação e quantas árvores serão plantadas ?

O valor mínimo da doação é R$ 25,00. Este valor corresponde ao plantio de 1 árvore, ou seja, a cada R$ 25,00 doados, uma nova árvore será plantada. Lembrando sempre que, além do plantio, os cuidados e o monitoramento se estenderão por um período de, pelo menos, 36 meses, assegurando assim a sua efetividade. 

As árvores resultantes de uma ação de doação poderão gerar um único projeto de plantio, ou poderão ser reunidas a outras doações para compor um projeto de plantio “coletivo”. Em ambos os casos, haverá registro e comprovação distinta para cada doação realizada.

Como o trabalho é feito?

O Refloresta realiza continuamente o cadastramento e a seleção de pequenos e médios agricultores que anseiam  pela recuperação ambiental em suas propriedades, mas que não dispõem dos recursos financeiros e técnicos suficientes para por em prática esses projetos. 

Na medida em que doações são arrecadadas, o Refloresta desenvolve todo o processo de assistência aos agricultores participantes. Isso envolve a produção e doação de mudas nativas, elaboração do projeto, implantação e manutenção do plantio, além do seu monitoramento por 36 meses, com elaboração de relatórios periódicos.

Os projetos estão localizados na região de atuação do Refloresta, a partir dos seus 3 núcleos, localizadas nas cidades Pilar do Sul, Capão Bonito e Porto Feliz/SP, pertencentes às bacias hidrográficas do Alto Paranapanema e Sorocaba/Médio Tietê.

Como os plantios são comprovados?

Instituto Refloresta mantém um processo de documentação e registro de todas as etapas de realização dos projetos.

Os doadores recebem informações sobre a implantação e monitoramento, dados técnicos do projeto, mapa de localização e imagens. Essas informações também ficam disponíveis neste site.

Como participar?

A doação ao Amigos da Mata poderá ser realizada a partir das seguintes modalidades:


- Única: Trata-se de uma doação única e específica. Neste caso, o doador estabelece o valor que será destinado ao plantio, mas sem o compromisso de recorrência ou continuidade nesta doação.

É bastante comum que pessoas e empresas optem por esta modalidade para, por exemplo, celebrar algum feito, homenagear alguma pessoa, efetivar a compensação voluntária de emissões de carbono, etc.  

- Projeto ou Campanha: Nesta modalidade as doações são realizadas de uma forma contínua e regular. Os valores das doações, entretanto, podem ser variáveis, pois comumente estão atrelados a algum resultado ou critério definido pelo próprio doador, como por exemplo, vendas de produtos ou serviços.

Este caso, envolverá uma parceria mais ampla, estabelecida sob condições específicas, acertadas previamente e formalizadas em um Termo de Cooperação.

Seja um(a) doador(a) Amigos da Mata

A sua participação é muito estimulante e valiosa para nós. Juntos poderemos seguir em frente, compartilhando da responsabilidade e esperança de um futuro melhor com mais árvores e florestas.

Acreditamos também, que sua ação será valorizada junto às pessoas de seu relacionamento, sejam elas, amigos, colaboradores, clientes, fornecedores etc. Sem dúvida, isso servirá de inspiração para que muitos outros também pratiquem o cuidado com o meio ambiente e as pessoas.

Por favor, clique no ícone abaixo para preencher o formulário com os dados da sua doação.

 

Fique a vontade para contatar-nos caso necessite de alguma informação adicional


e-mail: amigosdamata@refloresta.org.br 

telefone/whatsapp: (11) 99751-2227.

checkform_85890.png

Preencha em

menos de 2 min.

logo-amigos-da-mata-cor-01.png

Nossas Amigas e Amigos da Mata

Doações empresas 

Logos_png_rgb-03.png
Redelease
logo_izanagi.png
BENEFACTION.jpeg
LOGO AIYRA.png

Doações recentes - Pessoas físicas

Mirella de Paula Maestrello
Ricardo de J. Braga
Monica de Oliveira Lopes
Helena Y. Hirakawa
Leonilda R. Castro
Carolina Monfort
Cláudia M.A.P.C. Medeiros
Carmem Sylvia G. M. Leme
Edna Aguiar
Verônica E. G. de Souza
Annegret G. Bertoldi
Maria E. G. B. Alves
Patricia B. Hajar de França
Maria A. Almeida Sandes
Tânia A. Carvalho
Claudia M. M. Junqueira
Pedro H. Sperandio

Nossos Projetos

PROJETO 13918

DSCN7469.JPG

PROJETO 24519

WhatsApp Image 2020-11-27 at 17.07.39 (3

PROJETO 13920

WhatsApp Image 2021-01-29 at 14.07.32 (5

PROJETO 33621

 PROJETO 35421 

bottom of page