Linha de atuação
Sementes nativas
O que é?
O Instituto Refloresta estruturou um programa de Produção de Sementes Nativas visando a autossuficiência e a garantia de sementes com qualidade. Para isso, contamos com uma equipe própria que pratica a coleta em cerca de 3.000 árvores matrizes cadastradas, de 110 espécies distintas.
Nem todos imaginam, mas produzir sementes de árvores nativas com qualidade é um trabalho bastante complexo. Envolve as atividades de cadastramento e análise de remanescentes florestais; a marcação e identificação botânica das árvores matrizes; o monitoramento fenológico; a coleta; a extração; a secagem e o armazenamento. Cada etapa exige muita vivência de campo e cuidados técnicos apurados para que seja possível obter sementes com boa qualidade genética e fisiológica.
Sementes de boa qualidade são fundamentais para que os projetos de restauração florestal sejam implantados com ampla diversidade genética.
Atualmente, entretanto, a semente é o insumo que representa a maior restrição para uma produção de mudas nativa qualificada e diversificada. A oferta no mercado é baixa e se agrava pela escassez de fornecedores habilitados. Por isso, a equipe do Instituto Refloresta realiza um trabalho efetivo, a partir de critérios técnicos apropriados.
Além da importância para a cadeia da restauração florestal, acreditamos que a atividade de produção de sementes concilia a geração de renda e a valorização das florestas nativas. Neste sentido, buscamos estimular, promover e apoiar iniciativas que se tornem alternativas de trabalho concreto e economicamente viável para a agricultura familiar.