top of page

O Instituto Refloresta

 

Estrutura e equipe

 

O Instituto Refloresta é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos. Sua missão é promover e disseminar valores, conhecimentos e atitudes que contribuam para a sustentabilidade, por meio da produção, conservação e restauração florestal.

 

Os projetos e atividades do instituto são articulados em torno de 6 linhas de atuação: Educação Ambiental, Florestas Urbanas, Reposição Florestal, Restauração Florestal, Sementes Nativas e Viveiros Florestais. A Educação Ambiental é ainda uma linha de atuação que procuramos incorporar em todas as nossas práticas.

 

O Refloresta com uma equipe experiente e qualificada, formada por mais de 20 pessoas. São engenheiros florestais, educadores, técnicos agrícolas e florestais, viveiristas, coletores de sementes, profissionais administrativos, aprendizes, estagiários e voluntários.

 

As atividades do instituto se dividem em seus 4 núcleos. Na cidade de São Paulo, está localizado o escritório matriz. E no interior do estado, nas cidades Pilar do Sul, Capão Bonito e Porto Feliz, estão localizados os viveiros.

 

Para desenvolver suas atividade e projetos, o Refloresta mobiliza recursos em fundos públicos, patrocínio privado, além de comercializar mudas e prestar consultorias e serviços de reflorestamento. Tais recursos são administrados com transparência e os resultados são potencializados por meio de várias parcerias. Com elas, compartilhamos sonhos, esperanças e nos engajamos na luta por um planeta sustentável, sempre acreditando que nesta trajetória é fundamental cultivarmos uma forte conexão entre árvores e pessoas.

 

 

História

 

O Instituto Refloresta foi criado oficialmente em 1996. Mas a sua história teve início durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92. Nessa ocasião, ativistas ambientais reuniram-se para fundar o Instituto Ecoar para a Cidadania, em cujo âmbito havia, em meio a outros programas, o Programa Florestal.

 

Com os passar dos anos, o Programa Florestal cresceu e passou a adquirir atributos próprios, sendo, então, desmembrado do Instituto Ecoar para a Cidadania. Assim, nasceu, em 1996, a Associação Ecoar Florestal, dedicada especialmente à conservação, restauração e reposição florestal.

 

Em 2010, a Associação Ecoar Florestal adotou nome fantasia Instituto Refloresta, para fortalecer a sua imagem e ter uma identidade própria, e, assim, aprofundar o seu trabalho com florestas.

bottom of page