Linha de atuação

Florestas urbanas

O que é?

 

Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em cidades. A urbanização é uma forte característica do atual modelo civilizatório mundial, e tende a crescer ainda mais. 

 

Em geral, as cidades atraem as pessoas pelas melhores oportunidades de emprego, além das opções culturais, sociais e de serviços. Por outro lado, é comum que o crescimento urbano e o aumento da densidade populacional resultem numa piora da qualidade ambiental.

 

Para o Instituto Refloresta não é possível viver com saúde e conforto nas cidades sem a presença do verde. Com árvores e áreas verdes teremos uma cidade com ar mais puro e úmido, temperaturas mais amenas e estáveis, poluição atmosférica e sonora reduzida, menos enchentes e erosão do solo, mais beleza e conforto psicológico, além de oferta de alimentos para pessoas e animais.  

 

Toda e qualquer árvore ou espaço verde na cidade deve ser apreciado. Matas, parques, cemitérios, praças, canteiros, ruas arborizadas, jardins domésticos e até uma mera floreira ou vaso numa sacada se integram numa conexão verde que permeia o espaço urbano, formando um conjunto que devemos reconhecer como um sistema vital para a cidade: a floresta urbana.

 

Trabalhamos para a valorização, conservação e ampliação das florestas urbanas, sempre orientados por uma abordagem técnica e pelo reconhecimento do contexto local.  Atuamos em parcerias com prefeituras, escolas e organizações de bairro estimulando o engajamento e participação coletiva para colocar em prática ações de arborização e de revitalização de áreas verdes.

 

 

Show More

Biblioteca

BOLZAN, Aila V. et al. (orgs.). Entre a cidade e a floresta: A vida e os desafios de comunidades tradicionais do extremo sul da cidade de São Paulo. São Paulo: Instituto Refloresta, 2013. (link externo)

Entre a cidade e a floresta - a vida e os desafios de povos tradicionais do extremo sul da cidade de São Paulo. Direção: Gianni Puzzo. São Paulo, 2012, 32 min. (link externo)

AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. PREFEITURA DE GOIÂNIA. Plano diretor de arborização urbana de Goiânia. Goiânia, Prefeitura Municipal de Goiânia, [s.d.]. (link externo)

Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Manual de arborização. Belo Horizonte, Cemig; Fundaçao Biodiversitas, 2011. (link externo)

Please reload

Conheça as outras linhas de atuação

Educação Ambiental
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Viveiros Florestais
Viveiros Florestais
Viveiros Florestais
Sementes Nativas
Sementes Nativas
Sementes Nativas
Restauração Florestal
Restauração Florestal
Restauração Florestal
Reposição Florestal
Reposição Florestal
Reposição Florestal
Instituto Refloresta - Página inicial

R. Cerro Corá, 550 - 2º andar/sala 18 

Vila Romana - São Paulo (SP)

CEP 05061-100

Tel: (11) 2574-1626

contato@refloresta.org.br

  • Facebook Clean

Copyright © Instituto Refloresta - Todos os direitos reservados