top of page

Linha de atuação

Florestas urbanas

O que é?

 

Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em cidades. A urbanização é uma forte característica do atual modelo civilizatório mundial, e tende a crescer ainda mais. 

 

Em geral, as cidades atraem as pessoas pelas melhores oportunidades de emprego, além das opções culturais, sociais e de serviços. Por outro lado, é comum que o crescimento urbano e o aumento da densidade populacional resultem numa piora da qualidade ambiental.

 

Para o Instituto Refloresta não é possível viver com saúde e conforto nas cidades sem a presença do verde. Com árvores e áreas verdes teremos uma cidade com ar mais puro e úmido, temperaturas mais amenas e estáveis, poluição atmosférica e sonora reduzida, menos enchentes e erosão do solo, mais beleza e conforto psicológico, além de oferta de alimentos para pessoas e animais.  

 

Toda e qualquer árvore ou espaço verde na cidade deve ser apreciado. Matas, parques, cemitérios, praças, canteiros, ruas arborizadas, jardins domésticos e até uma mera floreira ou vaso numa sacada se integram numa conexão verde que permeia o espaço urbano, formando um conjunto que devemos reconhecer como um sistema vital para a cidade: a floresta urbana.

 

Trabalhamos para a valorização, conservação e ampliação das florestas urbanas, sempre orientados por uma abordagem técnica e pelo reconhecimento do contexto local.  Atuamos em parcerias com prefeituras, escolas e organizações de bairro estimulando o engajamento e participação coletiva para colocar em prática ações de arborização e de revitalização de áreas verdes.

 

 

Biblioteca

BOLZAN, Aila V. et al. (orgs.). Entre a cidade e a floresta: A vida e os desafios de comunidades tradicionais do extremo sul da cidade de São Paulo. São Paulo: Instituto Refloresta, 2013. (link externo)

Entre a cidade e a floresta - a vida e os desafios de povos tradicionais do extremo sul da cidade de São Paulo. Direção: Gianni Puzzo. São Paulo, 2012, 32 min. (link externo)

AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. PREFEITURA DE GOIÂNIA. Plano diretor de arborização urbana de Goiânia. Goiânia, Prefeitura Municipal de Goiânia, [s.d.]. (link externo)

Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Manual de arborização. Belo Horizonte, Cemig; Fundaçao Biodiversitas, 2011. (link externo)

Please reload

bottom of page