top of page

Restauração florestal

Projetos e atividades:

Mobilização para restauração florestal em Porto Feliz

O que é?

 

O Projeto Mobilização e capacitação para a restauração de matas ciliares em Porto Feliz, financiado com recursos do Fehidro, foi desenvolvido entre os anos 2012 e 2016, e teve como objetivo contribuir na restauração florestal de propriedades rurais na cidade de Porto Feliz/SP, atuando principalmente no engajamento e capacitação dos atores envolvidos neste processo.

 

Este projeto esteve articulado a outras ações desenvolvidas pelo Instituto Refloresta, que tem atuado em Porto Feliz desde 1998, principalmente na Área de Proteção Ambiental do Ribeirão Avecuia, o principal manancial de abastecimento público da cidade.
 
Foram realizadas entrevistas com produtores rurais e diagnósticos das suas propriedades que resultaram na elaboração de 21 projetos técnicos de restauração florestal, totalizando cerca de 25 ha a serem restaurados. A partir desses projetos técnicos, o Refloresta tem mobilizado parcerias e recursos para efetivar a recuperação dessas áreas.

 

Por meio do plano de comunicação, o Projeto executou um conjunto de ações de sensibilização (spots de rádio, mural florestal, eventos, etc) que mobilizou diferentes públicos em torno da causa ambiental no município.

 

Como forma de proporcionar o aprimoramento técnico de pessoas mais diretamente ligadas ao assunto, foi oferecido um curso de formação em restauração florestal, organizado em 3 módulos temáticos: legislação aplicada, técnicas de restauração florestal e elaboração de projetos. Mais de 30 participantes, entre técnicos do poder público municipal, da Casa da Agricultura, do CONDEMA e lideranças locais e demais interessados no tema puderam ampliar conhecimentos, num ambiente de ampla troca de experiências e debates sobre a problemática e alternativas para ampliação e conservação das matas nativas na cidade.

 

A publicação “Subsídios para construção de politicas municipais de florestas“, foi um dos produtos resultantes do Projeto. Esta publicação é resultado das experiências de atuação do Refloresta em Porto Feliz e tem como propósito, contribuir para construção de programas e politicas voltadas a restauração florestal no âmbito municipal.

 

 

Instituições parceiras

 

Financiador

Fehidro

 

Apoio

Prefeitura Municipal de Porto Feliz

 

 

Biblioteca

 

João Carlos Seiki Nagamura e Roberto Bretzel (org.). Subsídios para a construção de políticas municipais de florestas em zonas rurais e urbanas. São Paulo: Instituto Refloresta, 2016.

Please reload

bottom of page