top of page

Viveiros florestais

Projetos e atividades:

Viveiro Pilar do Sul

O que é?

 

O viveiro Refloresta – unidade Pilar do Sul – iniciou suas atividades no ano de 2001, em um terreno de 17 mil m2 cujo direito de uso foi concedido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Pilar do Sul (Lei Municipal nº 1.637/00). No ano de 2009, uma área vizinha foi anexada à área original. Com isso, o viveiro passou a ter um total de 48.083 m2. Atualmente, além das áreas estruturadas para o cultivo das mudas, o viveiro abriga instalações destinadas à educação ambiental e uma área onde está sendo implantado um arboreto com espécies da Mata Atlântica.

 

Neste viveiro, são produzidas mudas florestais nativas e exóticas, que são cultivadas em diferentes recipientes (tubetes, sacos plásticos e vasos flexíveis). Essas mudas atendem a finalidades distintas. Parte delas é empregada nos projetos do próprio Instituto Refloresta, que têm beneficiado centenas de pessoas no campo e na cidade. Além disso, as mudas também são comercializadas, permitindo que muitos interessados da região possam dispor de mudas florestais de qualidade para seus reflorestamentos.

 

O viveiro conta hoje com cerca de 10 viveiristas envolvidos diretamente na produção. Sua produção de mudas de espécies nativas gira em torno de 300 mil por ano, com diversidade de mais de 150 espécies, e sua produção de mudas de espécies exóticas é de até 1 milhão por ano, principalmente de Eucalyptus spp.

 

Além da função produtiva, o viveiro tem também o objetivo de ser um espaço de aprendizagem, aberto e integrado à comunidade. Por meio do programa Viveiro Educador, o local tem recebido, regularmente, grupos organizados que participam de visitas monitoradas, oficinas e cursos.

 

 

Localização e contato

 

Pilar do Sul

Escritório e viveiro

R. José Vaz Maia, 370

Zona Industrial

Pilar do Sul / SP

Tel: 15 99785--6212

Veja o mapa

 

 

Equipe

 

Responsável técnico: Eng. Ftal. João Carlos Seiki Nagamura – Renasem/Mapa: SP- 03508/2012 (joao@refloresta.org.br)

Produção:

Viveirista encarregado: Pedro Gabriel de Proença (pedro@refloresta.org.br)

Viveiristas: Daniela de Deus Camargo, Edna Machado dos Santos,Felipe António Pereira, Roseli Fátima Santos, Rubens Correa da Silva, Silvana Cristina Antunes Proença, Tatiele Ribeiro da Silva

Educação ambiental:

Coordenação: Mariana Gomes (mariana@refloresta.org.br)

Educadora: Valquíria Batista (valquiria@refloresta.org.br)

 

 

 

Registros

 

CNPJ: 01.138.492/0002-20

Inscrição Estadual: 527.071.038.116

Inscrição Municipal: 5079-0

Renasem/Mapa: 14686/2013

 

 

Instituições parceiras

 
Parceiros

Prefeitura Municipal de Pilar do Sul (SP)

Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) - Governo do Estado de São Paulo

 

 

Imagens

 

 

 

Biblioteca

 

Folheto Viveiros Florestais. 2011.

Please reload

bottom of page