top of page

Viveiros florestais

Projetos e atividades:

Venda de mudas

O que é

 

Os viveiros do Instituto Refloresta iniciaram suas atividades no final da década de 1990, em Capão Bonito e Pilar do Sul, interior do estado de São Paulo. Quando surgiram, seu objetivo era fornecer mudas exclusivamente para os projetos do próprio Instituto. Entretanto, com o passar do tempo, os viveiros foram ampliando sua escala de produção e, com isso, passaram a atender comercialmente as demandas externas, tanto de instituições parceiras como dos demais interessados.

 

Hoje, os dois viveiros se destacam regionalmente por oferecer uma grande variedade de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Juntos, eles são capazes de gerar cerca de 700 mil mudas por ano de mais de 150 espécies nativas, uma variedade suficiente para atender aos parâmetros de diversidade exigidos nos projetos de restauração ecológica.

 

Nesses viveiros, também são produzidas anualmente cerca de 1,5 milhão de mudas de Eucalyptus spp e Pinus spp, oriundas de sementes e clones de elevada qualidade genética. Essa produção atende principalmente a agricultores interessados em desenvolver a silvicultura em suas propriedades.

 

Também são cultivadas outras espécies de árvores exóticas úteis ao paisagismo, à produção de madeira, ao fornecimento de frutos, ao uso como quebra-vento ou cerca viva etc.

 

Nossos viveiros estão devidamente registrados no RENASEM/MAPA e produzem mudas de acordo com os melhores padrões de qualidade. Todas as etapas de produção são realizadas por equipes de viveiristas treinados e experientes, com contínua supervisão de engenheiros e técnicos florestais habilitados. O domínio das técnicas de germinação, preparação de substrato, irrigação, fertilização, controle fitossanitário, rustificação e composição de lotes para expedição garantem maior sucesso dos reflorestamentos.

 

A fim de atender a diferentes necessidades e preferências, cultivamos nossas mudas em diferentes tipos e tamanhos de recipientes (sacos plásticos, tubetes e vasos plásticos). As variedades de mudas vão de 20 centímetros a 2 metros de altura e são capazes de atender às diferentes demandas de produtores rurais, prefeituras, empresas reflorestadoras, paisagistas etc.

 

Ao adquirir as mudas produzidas pelo Instituto Refloresta, além de assegurar qualidade nos seus reflorestamentos, você contribui para a continuidade de várias iniciativas socioambientais do Instituto Refloresta.

 

 

Adquira as mudas


Lista base de espécies cultivadas

Lista de mudas em estoque (temporariamente indisponível)

 

 

 

Contato

 

Você pode fazer uma consulta para compra de mudas escrevendo para mudas@refloresta.org.br.

 

Se preferir, consulte diretamente qualquer uma das unidades do Instituto Refloresta.

 

 

Clientes

 

Os viveiros do Instituto Refloresta atendem a um público bastante diversificado, incluindo empresas de todos os portes, órgãos públicos, ONGs, agricultores e pessoas físicas. Seja qual for a sua demanda, estaremos à disposição para oferecer mudas de alta qualidade apropriadas à sua necessidade. Conheça algumas das organizações que já compraram mudas do Instituto Refloresta:

 

Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – Campus Sorocaba

Toyota

Klabin S/A

Fibria Celulose S/A

Ceiba Consultoria Ambiental

Iniciativa Verde

Agro florestal São Bento Ltda

Capal Cooperativa Agroindustrial

Céu Azul Avicultura Ltda

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires (SP)

Prefeitura Municipal de Capão Bonito (SP)

Prefeitura Municipal de Pilar do Sul (SP)

Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora (SP)

Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra (SP)

Prefeitura Municipal de Ribeira (SP)

Centenas de pequenos e médios agricultores do interior paulista

 

 

Imagens

 

bottom of page