top of page

Sementes nativas

Projetos e atividades:

Produção de sementes nativas

O que é

 

O ponto de partida para o sucesso dos plantios florestais que promovem a restauração ecológica é o emprego de uma grande variedade de espécies, geradas a partir de sementes com qualidade genética e fisiológica.

 

Atualmente, é notável a dificuldade de encontrar sementes nativas qualificadas no mercado. A fim de superar essa limitação, o Instituto Refloresta estruturou um programa próprio de produção de sementes. Com isso, tem sido possível aprimorar a produção dos nossos viveiros, ampliando continuamente a diversidade de espécies que nele são cultivadas.

 

Nossas atividades de coleta de sementes se concentram no município de Porto Feliz (SP), em remanescentes florestais cadastrados, localizados em 30 imóveis aos quais o acesso foi autorizado, voluntariamente, por seus proprietários, para o desenvolvimento dessa atividade. Lá se encontram cerca de 3000 árvores matrizes de 180 espécies diferentes cadastradas e monitoradas regularmente, o que propicia a produção de mais de 120 kg de sementes por ano.

 

Se hoje os Viveiros Refloresta têm sido capazes de produzir uma grande diversidade de espécies nativas, isso se deve, em grande medida, à possibilidade de obter sementes por meios próprios. Além disso, investimos esforços no planejamento de coleta, a fim de evitar excedentes que exijam armazenamento por longos períodos. Com isso, contamos sempre com sementes frescas de alto poder germinativo, garantindo, assim, a maior eficiência no processo de produção de nossas mudas.

 

 

Registro de produtor de sementes

 

Renasem/Mapa: 14686/2013

 

 

Equipe

 

Responsável técnico: Eng. Ftal. João Carlos Seiki Nagamura (Renasem/Mapa: SP-03508/2012, joao@refloresta.org.br)
Coletor de sementes: Marcio Franco , Valdir Camargo

 

 

Instituições parceiras

 

Parceiros

Prefeitura Municipal de Porto Feliz

Lanxess

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)

 

 

Imagens

 

bottom of page