top of page

Florestas urbanas

Projetos e atividades:

Revitalização do córrego Pinheirinho

O que é?

 

O Pinheirinho é um córrego urbano localizado ao longo de uma avenida da cidade Porto Feliz (SP), no bairro Jardim Bela Fonte. Em seu trecho inicial, de aproximadamente 500 metros, ele é margeado por uma área verde de proporções bastante significativas (40440 m2), onde se situam duas de suas nascentes. Devido a diversos fatores de degradação, o córrego e seu entorno estavam em estado de abandono. Apesar disso, o local também vinha apresentando forte vocação para o lazer, pois é comum que as pessoas o usem para a prática de corrida e caminhadas.

 

A Revitalização do Córrego Pinheirinho é um projeto sob iniciativa e responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Feliz e realizado com base em diferentes parcerias. Na primeira fase do projeto, o Instituto Refloresta desenvolveu o trabalho de diagnóstico da vegetação, identificando fatores de degradação e propondo e executando as medidas para restauração da vegetação na área. Este trabalho envolveu diversas ações de campo, incluindo atividades de comunicação e educação ambiental, buscando o amplo engajamento e fortalecimento dos vínculos da comunidade com aquele espaço público.

 

O levantamento de vegetação indicou a presença de 42 espécies arbóreas e arbustivas e 21 espécies exóticas, mas, no geral, a área encontrava-se bastante abandonada e permanentemente ameaçada pela ocorrência de diversos fatores de degradação, com destaque para a deposição de lixo doméstico e entulho de construção, ocorrência de queimadas e erosão. Além disso, a intensa ocupação na área por gramíneas e por árvores de leucena, espécies exóticas invasoras, impediam a presença e regeneração das espécies nativas do local. 

 

As atividades de recuperação da área envolveram a retirada do lixo, a roçada de gramíneas e o corte das árvores de leucena e, posteriormente, o plantio de 1210 árvores nativas (até novembro de 2014).

 

As atividades de educação ambiental foram realizadas com o Grupo Escoteiro Alpha e as três escolas do entorno: EMEF Profa. Zilda Moraes, EMEF Prof. Antônio de Melo e a Escola Estadual “Coronel Eugênio da Motta”. Nessas atividades, foram feitas discussões sobre bacias hidrográficas, visitas de campo à nascente do córrego e atividades de plantio de árvores nativas em suas margens.

 

A participação do Instituto Refloresta no projeto de Revitalização do Córrego Pinheirinho foi concluída em meados de 2014. Nas próximas etapas, a prefeitura local deve dar continuidade às ações de revitalização, construindo espelhos d´água, instalando equipamentos públicos e áreas gramadas e regularizando os acessos e caminhos internos.

 

O Instituto Refloresta prosseguirá apoiando o projeto por meio da mobilização de parceiros e de recursos para a continuidade do plantio e a manutenção das árvores nativas no local.

 

 

Vigência

 

Agosto de 2013 a janeiro de 2014

 

 

Equipe

 

Coordenação: João Carlos Seiki Nagamura
Educadora: Mariana Gomes
Técnico local: Marcio Franco

 

 

Instituições parceiras

 

Financiadores

Prefeitura Municipal de Porto Feliz 

 

Parceiros

Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz

Grupo Alpha de Escoteiros

Lanxess

 

 

Imagens

 

bottom of page