top of page

O aquecimento global e a alimentação

Você já parou para pensar sobre a relação existente entre o aquecimento global e nossos hábitos alimentares?

9 de setembro de 2016

Você já parou para pensar sobre a relação existente entre o aquecimento global e nossos hábitos alimentares?

 

Novos estudos apontam que a agropecuária brasileira é um dos setores com maior contribuição de GEE (gases de efeito estufa) no país.

 

De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Clima, e divulgado no último dia 06, as atividades relacionadas com a agropecuária, que incluem o desmatamento para formação de pastos, representam 66% do total das emissões de CO2 no Brasil.

 

Ainda que o estudo traga outros dados que apontam para uma queda de 12 % da estimativa prevista em 2030, os dados carecem de reflexão, principalmente quando relacionamos o consumo de carne vermelha com desmatamento. Estima-se ainda que a área total de pastagens no país chegue a 168 milhões de hectares, ou seja, uma área mais extensa que a Amazônia.

 

Aproveite a chegada do final de semana para refletir sobre isso, lembrando que segunda-feira é a data em que no Brasil e em diversas partes do mundo, celebra-se a “Segunda Sem Carne”, uma campanha proposta justamente para nos conscientizarmos sobre os impactos causados pelo consumo de carne.

 

Para obter mais informações, acesse o site do SEEG BRASIL (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa).

Please reload

bottom of page