top of page

Linha de atuação

Educação ambiental

O que é?

 

O Instituto Refloresta reconhece a educação como direito de todos e crê na educação afirmativa de valores e atitudes que contribuam para a transformação humana, social, cultural e ambiental, estimulando a construção de sociedades democráticas, socialmente justas, ecologicamente equilibradas e que conservem entre si relações saudáveis de interdependência e diversidade.

 

O trabalho educativo do Refloresta é voltado para que para que árvores e florestas sejam reconhecidas e valorizadas como elementos fundamentais para a saúde, harmonia e prosperidade do planeta e de seus habitantes. O enfoque é dirigido para conservação da biodiversidade e para as múltiplas relações que as florestas estabelecem com a água, o clima, a fauna, a cidade, as pessoas e seu bem estar.

 

Por meio de práticas educativas, buscamos promover o diálogo, para o enfretamento da problemática socioambiental atual. Para isso, fazemos uso de diversas metodologias participativas, desenvolvidas em atividades, dinâmicas de grupo, oficinas pedagógicas, cursos de formação e projetos que abordam os temas ambientais globais inserindo-os nas dimensões locais e individuais e em processos de mobilização e organização social.

 

 

Biblioteca

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Viveiros educadores: plantando vida. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2008. (link externo)

Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da

Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. 3. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. (link externo)

Please reload

bottom of page